TDAH sintomas em adolescentes e adultos
Sabemos que lidar diariamente com os sintomas de TDAH não é simples, tanto para quem tem o transtorno, assim como, pais ou cônjuges.
Requer persistência nas ações, sobretudo nas pensadas para a família conseguir evoluir em harmonia.
A fim de entender melhor o TDAH, existem alguns sintomas em adolescentes e adultos que destacam-se dependendo da faixa etária.
Confira abaixo:
Principais sintomas
Sintomas mais comuns: Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente assim como pés e as mãos em constante movimento
A concentração é muito baixa. Eles têm dificuldade de focar em atividades longas ou repetitivas, tornam-se interessantes rapidamente. São facilmente distraídos por estímulos do ambiente ou pensamentos. Geralmente falam muito.
O esquecimento é uma das principais queixas dos pais. Acontece com frequência, logo após a leitura de um texto de poucas linhas por exemplo. A “perda” de objetos importantes do qual não lembra onde deixou é muito comum.
Impulsividade também é um sintoma comum e se apresenta em situações como não conseguir esperar sua vez, interromper os outros e agir por impulso. Pode acontecer com a negativa de uma resposta, como: Posso fazer tal coisa?
Meninas têm menos sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas são desatentas do mesmo modo.
Dificuldades de organização e planejamento. Desde a organização do quarto ou trabalhos na escola. Seu desempenho escolar pode ser inferior ao esperado.
Acredita-se que em torno de 60% das crianças e adolescentes com TDAH entrarão na vida adulta com alguns dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia-a-dia. Determinar a hierarquia das tarefas pode ser uma tarefa muito complicada, por mais simples que possa ser.
Assumir diversos compromissos torna-se muito estressante, como têm dificuldade em decidir por onde começar, ficam com medo de não conclui-los.
Dessa forma, como não conseguem priorizar, acabam deixando tarefas incompletas ou interrompem as que estão iniciaram e começam uma nova, esquecendo-se de voltar a primeira e finalizá-la.
Em virtude da sua dificuldade para realizar as tarefas, precisam de ajuda ou serem lembrados pelos outros do que é necessário fazer. Como resultado, pode causar problemas de relacionamento.
Tratamento
O ideal é que o paciente de TDAH tenha uma rede de apoio para o tratamento, tornando-se mais efetivo e com resultados positivos.
É um combinado de Psicoterapia buscando a mudança de hábitos e a harmonização com todos os envolvidos. A orientação aos pais e professores com técnicas específicas com o propósito de ajuda-los a lidar com situações do paciente, também fazem parte do tratamento.
Fonoaudiologia e medicação, acompanhados pelos profissionais das respectivas áreas, podem eventualmente serem acessados conforme necessidade.
Psicoterapia baseada em evidências e Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)
Realizo meu trabalho com as técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e com os recursos da Psicoterapia Baseada em Evidência (PBE).
Atualmente, essas técnicas oferecem um conjunto de ferramentas, com o propósito de o paciente aprender a administrar e mudar as situações do dia-a-dia para serem mais assertivas.
Finalmente o paciente será capaz de lidar com frustrações, assim como quadros de ansiedade, fobias, transtornos como o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) dentre outros.
Marque uma sessão online e descubra como podemos tratar o TDAH de fato
Referência: Biblioteca Virtual em Saúde –Ministério da Saúde